Seu tipo corporal determina o quão rápido você perde peso.

Enquanto algumas pessoas parecem não ter dificuldades em manter um peso saudável, outras precisam praticar exercícios regularmente e comer de forma balanceada durante meses para perder apenas alguns quilos. Por que isso acontece? Ainda que seja verdade que a genética tenha um papel-chave no seu peso, seu tipo de corpo é na verdade o fator mais importante para que você tenha ou não sucesso com uma certa dieta. 

O médico e psicólogo norte-americano William Sheldon dividiu as pessoas em três grupos de acordo com sua estrutura óssea, massa muscular e metabolismo: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. As recomendações de exercícios e dietas para seu tipo corporal em seguida poderão te ajudar a perder peso mais facilmente:

1. Ectomorfo

Pessoas desta categoria são muito magras, têm pernas longas e sofrem para ganhar peso. Ainda que seja difícil de ver, a porcentagem de gordura corporal é na verdade bem alta em diversos casos. Ectomorfos parecem comer tanto quanto quiserem sem ganhar peso. Além disso, o metabolismo e a desintoxicação de seus corpos funcionam de forma bastante eficaz. Ainda que isso possa levar os ectomorfos a se tornarem rapidamente deficientes em minerais e vitaminas às vezes, eles são menos suscetíveis a doenças como diabetes ou obesidade.

Enquanto pessoas com esse tipo de corpo não parecem ganhar peso, elas ainda deveriam tentar comer muito saudavelmente. Nessas pessoas, a gordura geralmente se acumula em torno dos órgãos, o que pode ser muito perigoso. Suas dietas deveriam incluir produtos integrais, carnes magras, peixe, leite com pouca gordura e vegetais. Manteiga deveria ser substituída por fontes naturais de gordura, como abacate, nozes ou azeite.

Esporte de resistência, como corrida, ciclismo ou natação são ideias para ectomorfos. No entanto, pessoas nesta categoria precisam se certificar de comer o bastante para que não fiquem abaixo do peso. Se ectomorfos quiserem ganhar um pouco de massa, deveriam focar em treinos de força, como CrossFit, musculação ou artes marciais. No entanto, pessoas com esse tipo corporal têm dificuldades em ganhar músculos e precisam de longos períodos de descanso depois de fazerem essas atividades. Para ganhar músculos de forma mais rápida e eficaz, elas devem incluir bastante proteína em suas dietas, como, por exemplo, através do consumo de bebidas proteicas após os treinos.

2. Mesomorfo

Enquanto homens nesta categoria têm ombros largos e cintura estreita, as mulheres com corpos mesomorfos são caracterizadas pelo chamado "corpão violão" (cintura fina e quadris largos). Como as pessoas com esse corpo são naturalmente propensas a ganhar músculo, treinos de força localizados logo mostrarão os resultados desejados. Mesomorfos geralmente querem perder gordura localizada nos quadris e estômago. Por isso, especialistas recomendam encontrar o equilíbrio certo entre exercícios cardiovasculares e de força. Seja dança, boxe ou yoga, não importa o esporte, desde que seja prazeroso. O melhor é ir mudando os tipos de exercício de vez em quanto para treinar diferentes partes do corpo. Para perder peso deverá optar por uma dieta natural variada que contenha poucos carboidratos e calorias.

3. Endomorfos

Endomorfos são geralmente baixos, têm um rosto redondo e cintura larga. Pessoas com esse tipo de corpo ganham peso facilmente e são mais suscetíveis à obesidade. Já que calorias são rapidamente transformadas em gordura, seus corpos não conseguem separar toxinas dos alimentos de forma eficaz, o que leva a uma sensação ainda maior de lentidão. Ainda que não exista boas recomendações para perder peso, as pessoas nesta categoria ainda podem atingir o corpo desejado. O que os endomorfos precisam é de muita disciplina e persistência, e suas dietas devem ser saudáveis e com poucas calorias. Isso significa que doces, fast food e a maioria dos carboidratos estão fora de cogitação. Endomorfos também precisam comer em menor quantidade, e exercício é essencial. Para perder peso, eles devem focar em queimar gordura através de treinamentos de resistência intensivos. Para os melhores resultados, pessoas com esse tipo de corpo devem se exercitar pelo menos três vezes por semana.

É importante lembrar que esses tipos de corpo são categorias amplas e não totalmente precisas para todos os casos. Sheldon definiu 76 subcategorias diferentes, o que significa que você pode ser uma mistura de tipos de corpos. Se você ganha peso em forma de gordura apesar de ser musculoso e esportivo, você pode ser classificado como um endo-mesomorfo. 

Comentários

Também incrível