O que se esconde no logo de marcas famosas?

Nós os vemos todos os dias e sequer prestamos atenção: os logos de marcas famosas. Mas, de vez em quando, vale a pena olhá-los mais atentamente, pois, em alguns casos, a história por trás de sua criação é bastante curiosa.  

Veja alguns deles:

1. Toblerone

Esse famoso chocolate que parece um separador de produtos de caixa de supermercado existe desde 1908. Desde então, é produzido exclusivamente em Berna, capital da Suíça. 

Toblerone - TROML - 1315

O que poucos sabem: no logo não apenas aparece o monte Matterhorn (o mais famoso dos Alpes), mas também um urso, o animal símbolo de Berna.

pint1

2. McDonald’s

O "M" amarelo é um símbolo mundial. Que ele representa a primeira letra do nome dessa cadeia de fast food é fácil de adivinhar. Mas o que menos gente sabe é o que realmente significa esse logo. A princípio, as curvas eram apenas os montes da letra eme.

pint1

Mas quando, nos anos 60, os donos da rede quiseram mudar o famoso letreiro, o psicólogo Louis Cheskin lhes aconselhou veementemente que não o fizessem: os arcos lembravam os seios de uma mulher, ou seja, uma mensagem subliminar para atrair a clientela.

golden arches

3. Amazon.com

Na década de 90, quando a Amazon se dedicava apenas a vender livros online, o logo mostrava uma rua estilizada ou um rio (o Amazonas).

pint1

Com a mudança de século, o catálogo de produtos aumentou em grande escala. Isso se reflete também na flecha que vai de "a" a "z" na nova logo. Além disso, não é por acaso que a flecha parece um sorriso de satisfação. Se esse sorriso é o do cliente, já não sabemos...

pint1

4. Bacardi

Essa famosa empresa produtora de rum deve seu nome ao sobrenome de seu fundador e tem como logo um morcego. O motivo é que o interior da primeira destilaria era cheio desses animais. Foi assim que eles se converteram em mascote da marca: um símbolo de sorte.

pint1

5. Tour de France

O nome dessa famosa prova de ciclismo está escrito em estilo pincel. Mas, seria esse ponto amarelo o sol? Pode ser. No entanto, se você olhar bem, vai ver que ele forma, junto com a O, a U e a R um ciclista em sua bicicleta.

pint1

6. LG 

Quase ninguém sabe que o primeiro produto dessa empresa de eletrônicos foi um creme para peles ressecadas chamado "Lucky Cream". Mas o símbolo do sorriso formado pelas letras L e G esconde algo mais. Se você gira a imagem para a direita, descobrirá um ícone clássico dos vídeo games: o Pac-man. 

pint1

7. Yamaha

Em 1954 saiu a primeira motocicleta da linha de produção desse fabricante japonês. Em seu tanque estava impresso o famoso logo estrelado. Ele representa três diapasões, porque a empresa começou consertando pianos. Hoje em dia, a matriz segue vinculada à música e vem produzindo pianos, teclados e guitarras com êxito. 

Yamaha Logo 1

8. Beats Electronics

O rapper Dr. Dre é a prova de que com a música é possível ganhar muito dinheiro, sobretudo se você não se ativer apenas a cantar. O logo da letra "b" branca sobre o fundo vermelho não se deve apenas ao nome da empresa: ele é uma cabeça com fones de ouvido, o produto mais famoso da companhia. 

pint1

 9. Galerias Lafayette

Essa elegante galeria com lojas caras tem sua sede em Paris e seu logo está unido à capital francesa. As duas "t" do logo formam a Torre Eiffel. 

pint1

10. Quiksilver

Os surfistas sempre estão em busca da onda perfeita, mas esse fabricante de artigos esportivos sabe onde encontrá-la: no museu, ou na xilografia de cores da artista japonesa Katsushika Hokusai.

pint1

11. Pinterest

Essa rede social nos permite guardar um montão de coisas úteis em um painel virtual. A "p" curvada simboliza o alfinete do painel.

pint1

12. Toyota

A tradicional fabricante de carros se ergueu como símbolo do perfeccionismo japonês até a catástrofe ocorrida entre 2009 e 2010. Isso se reflete em sua logo. Por um lado, as elipses simbolizam a filosofia da empresa: satisfação do cliente, inovação e qualidade. Por outro lado, também formam uma agulha e um fio. É que, anteriormente, a empresa fabricava teares. Por último, todas as letras do nome da empresa estão escondidas nos arcos. 

pint1

13. Levi Strauss & Co.

No turbulento ano de 1968, a "e" do logo dessa marca de jeans ficou menor e o fundo vermelho adquiriu curvas: um aspecto mais dinâmico. No mesmo ano, a Levi's lançou no mercado uma coleção de jeans mais finos, com o propósito de ressaltar as curvas do corpo. As curvas do logo representam isso.

pint1

14. Apple

A marca da maçã é quase uma religião para muitos, atualmente. Isso teria acontecido se o logo fosse ainda o original?

Wikimedia/puplic domain

Seu fundador, Steve Jobs, pensou em algo enquanto fazia sua dieta baseada em frutas. A mordida na maçã se deve ao jogo de palavras: mordida (bite) tem o mesmo som da unidade de informação byte.

Wikimedia/public domain

15. Beate Uhse

O logo da empresa de produtos eróticos, que recebe o nome de sua fundadora, a ex-piloto acrobática, é visualmente interessante, com as letras"e" e "a" ressaltadas. Elas representam a posição sexual "69". Desde 2013, o logo ficou mais feminino e despojado. 

pint1

16. BMW

O mito que ronda o logo da BMW também é verdadeiro. Ele, supostamente, mostra uma hélice giratória contra um céu azul. No entanto, sabe-se que, no final dos anos 20, a BMW inventou essa interpretação para aumentar suas vendas de motores de avião.

BMW

Você alguma vez já notou algo em um logo que nunca havia percebido antes? Com certeza agora você vai passar a pensar no significado oculto das marcas.

Comentários

Também incrível