14 erros que quase todo motorista comete.

Se formos bem honestos, devemos admitir que, como motoristas, todos cometemos um erro ou outro. Em alguns casos, provavelmente nem nos damos conta. Mas o fato é que nossos erros resultam em um alto índice de danos desnecessários ao nosso carro, além de colocar a nossa vida - e a de outras pessoas na estrada - em risco.

Evgeny Murtola/shutterstock

1. Postura incorreta ao sentar

75% dos motoristas cometem esses erros perigosos. Isso acontece antes mesmo de ligarem o carro.

Em 2009, um estudo na Alemanha - a terra da Autobahn - descobriu que cerca de 75% dos motoristas não sentam corretamente ao volante. Isso pode não só causar dores nas costas e tensão muscular, mas também pode resultar em lesões sérias quando o airbag é acionado no caso de um acidente.

Você deve prestar atenção na altura do seu banco, para que os seus olhos estejam nivelados com o meio do para-brisa e permita que você leia os avisos do painel do seu carro. Quem dirige deve sentar-se com as costas apoiadas o máximo possível no encosto do banco, para que os joelhos não fiquem totalmente estendidos ao pisar nos pedais. Além disso, você deve manter a coluna reta e seus ombros devem sempre tocar o encosto ao fazer uma curva. 

AnyVidStudio/shutterstock

 

2. Mão na marcha

Deixar a mão apoiada no câmbio pode danificá-lo, pois isso significa que ele estará sempre sendo pressionado em sua base. Especialmente nos câmbios tradicionais manuais, isso pode levar a um desgaste prematuro. Além disso, você deve manter as duas mãos no volante o tempo todo.

Chamille White/shutterstock

3. Deixar seu pé na embreagem

Algumas pessoas deixam o pé na embreagem enquanto estão paradas no sinal vermelho, deixando o carro em primeira marcha para poder acelerar logo que o sinal abre, ou para substituir o mecanismo automático de arranque do carro. Estar sempre pressionando a embreagem não a danifica diretamente, mas o rolamento de liberação, que carrega toda a força da mola da embreagem, não foi projetado para suportar tal energia de forma permanente. Normalmente, se ele quebrar, toda a embreagem precisa ser trocada. 

NagyDodo/shutterstock

4. Girar o volante sem estar em movimento

Às vezes fica difícil evitar mexer o volante enquanto se está parado, especialmente em vagas apertadas. Mas você só deve fazer este movimento quando o carro estiver pelo menos se movimentando minimamente, porque a força exercida sobre os componentes da barra de direção é extremamente alta quando o carro não está em movimento. O aumento desse desgaste pode danificar o sistema de direção e o custo do reparo é alto.

welcomia/shutterstock

5. Neve sobre o teto

Em alguns lugares com inverno rigoroso, deixar de retirar a neve de cima do teto do carro pode resultar em uma bela multa. Isso porque se o motorista frear repentinamente, a neve cairá sobre o para-brisa e irá obstruir a sua visão. Para os carros que estão atrás, a neve do teto do carro da frente pode vir a ser um perigo desnecessário. 

Grodfoto/shutterstock

6. Calçados impróprios

Um grande estudo realizado por seguradoras em 2015 descobriu que 25% das mulheres e 13% dos homens usam chinelo para dirigir de vez em quando. Uma entre quatro pessoas admitiu que já prendeu seu chinelo no tapete do carro enquanto dirigia, e uma entre cinco pessoas admitiu que seu pé escorregou dos pedais.

Varia de país para país, mas mesmo que o seguro do carro cubra o custo do acidente - independentemente do calçado que você usa - os pagamentos totais de seguro por dano ao seu próprio carro podem ser reduzidos ou negados se você não estiver usando o sapato adequado para dirigir. 

Freedom_Studio/shutterstock

7. Deixar o motor ligado para aquecer

Deixar o motor ligado no inverno para que o interior do carro aqueça não só é ilegal em alguns países, como também danifica o motor.

Um motor ocioso claramente demora mais tempo para aquecer. O óleo dentro dele fica viscoso por mais tempo e não atinge todos os pontos onde os rolamentos do motor se encontram e precisam estar lubrificados. Além disso, o combustível condensa, o que faz com que seja necessário adicionar mais. Aquecer o motor também pode fazer com que o escapamento enferruje mais rápido, pois a água se condensa dentro dele. 

victoras/shutterstock

8. Painel

Objetos pequenos e soltos deixados em cima do painel do carro podem se tornar pequenos mísseis perigosos em caso de acidente. 

Willrow Hood/shutterstock

9. Frear na descida

Se você frear lenta, mas continuamente, em uma descida, você sobrecarrega os discos do freio e o pedal, fazendo com que eles se aqueçam e se desgastem mais rapidamente. Ao invés disso, freie com menos frequência, porém com mais firmeza, o que permite que o freio esfrie enquanto o carro desce. Descer com o carro engatado também funciona como alternativa - isso significa realizar a descida em marcha mais baixa. Em estradas com trechos de serra muito íngremes, como as brasileiras, é recomendável descer sempre com o carro engatado.

PowerUp/shutterstock

10. Distrações

De acordo com o Center for Disease Control (CDC) - Centro Para Controle de Doenças - dos Estados Unidos, pelo menos oito pessoas são mortas todo dia, e mais de 1.160 são feridas em acidentes envolvendo motoristas distraídos. Assim como mexer em aparelhos eletrônicos ou de sistemas de navegação, uma discussão entre o motorista e um passageiro também está incluída nesse caso. O CDC identifica três tipos de distração: visual - tirar os olho da estrada; manual - tirar suas mãos do volante; e cognitiva - tirar a atenção da direção.

BLACKDAY/shutterstock

11. Dar ré

Colocar o carro em marcha à ré enquanto ele ainda está se movimentando para frente reverte abruptamente a direção de rotação da caixa câmbio, aumentando o desgaste em vários eixos de engrenagem, como o de transmissão e o diferencial, além de fazer um barulho terrível. 

12. Calibragem dos pneus

Estar com a calibragem dos pneus baixa pode causar desgaste prematuro, maior consumo de combustível e um tempo maior para o carro parar totalmente ao frear. Isso também permite que o carro deslize e derrape com mais facilidade e os pneus vão se aquecer mais rapidamente porque terão mais trabalho para exercer sua função.

WeStudio/shutterstock

13. Não usar a seta

Seja mudando de pista em uma rodovia ou dobrando uma esquina na cidade, essa ideia de que não é necessário usar a seta se não tiver trânsito parece estar se espalhando. Porém, isso é um erro e pode se tornar um hábito terrível,  causando problemas sérios quando realmente houver outros carros na área. 

Enki Photo/shutterstock

14. Trocar os pneus

Se você vive em um lugar onde o clima exige pneus sazonais, precisa trocá-los no início do verão e do inverno. Se você guarda os seus pneus em casa e os leva ao mecânico para serem trocados, tenha a certeza de que os prendeu com segurança durante o transporte. Isso significa afivelá-los para garantir que não rolem dentro do porta-malas. 

YouTube/SafetyFirstTV

Este vídeo mostra como pneus soltos podem ser perigosos para os ocupantes do veículo, mesmo com impacto leve a uma velocidade mais baixa do que 50 km/h.

 Você reconheceu alguns erros que comete no trânsito enquanto lia este artigo? Quem sabe você mude esses hábitos na próxima vez em que for dirigir. Tanto seu carro como os outros motoristas irão te agradecer.

Comentários

Também incrível