Educação de hoje e de antigamente: 7 coisas que as crianças não aprendem mais

Há um tempo não tão remoto assim, o grego antigo era considerado básico na educação de uma criança em alguns países. Como alguém poderia ter valores morais sem ler os versos de Homero? Enquanto isso, o estudo do latim já beira a nostalgia.

O que é ensinado às crianças muda com o tempo, as circunstâncias e os valores de uma sociedade. Às vezes, no entanto, é surpreendente quando algo que se achava perfeitamente normal aprender desaparece de uma geração para a seguinte.

Aqui estão 7 exemplos de coisas que nenhuma criança aprende atualmente. Se isso é bom ou ruim? O debate fica para outro dia!

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1. Se equilibrar em uma perna

Os testes da escola primária mostram o seguinte: crianças de 5 anos são cada vez menos capazes de se equilibrar em uma perna ou andar de costas. Especialmente nas áreas urbanas, mais de 40% das crianças têm habilidades motoras inferiores ao normal. Testes padrão anteriores, como escalar uma corda ou um poste, já foram proibidos em muitas escolas de ensino fundamental porque nenhuma criança tem mais a capacidade de realizar essas tarefas.

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2. Sentar e permanecer em silêncio

Curiosamente, não apenas o movimento está sendo cada vez mais difícil para as crianças. Ficar parado também está se tornando um comportamento raro. As crianças não conseguem mais ficar paradas e atentas nem na hora de ouvir histórias contadas pelos professores.

Подмосковье. Школа. Первый урок

3. Lavar a louça

30 anos atrás, quase ninguém tinha lava-louças em casa. Hoje, muitas crianças não aprendem mais a lavar a louça. Elas também são ensinadas a aspirar com menos frequência, afinal, para que serve o robô aspirador de pó? No entanto, ainda não está claro por que o número de crianças que realizam tarefas domésticas está diminuindo constantemente.

Lyle Doing Dishes

4. Amarrar os sapatos

Apenas metade das crianças de 4-5 anos consegue se vestir sozinha. Há 20 anos era considerado uma questão de honra que as crianças amarrassem os próprios cadarços antes de irem para a escola. Hoje, muitas escolas primárias proíbem sapatos com cadarços. Aparentemente, os professores têm coisas melhores para fazer do que amarrá-los o tempo todo.

Shoe lace

5. Cumprimento com as mãos

"Aperte a mão do senhor, filha!" Hoje, essa indicação soa tão antiquada quanto a publicidade da década de 1950. Hoje, as necessidades e sentimentos das crianças são muito mais respeitados.

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6. Medo do castigo físico

O castigo físico nas salas de aula começou a ser proibido em muitos países desde 1949, embora, ainda no início dos anos 80, muitos professores ainda usassem da "técnica". Desde novembro de 2000, muitos países proibiram por lei a educação não violenta. Não são permitidos castigos físicos, tortura psicológica ou outras medidas degradantes.

Peekaboo

7. Ficar sozinho

Cuidar dos irmãos, fazer o almoço, passear pelo campo desacompanhado: a experiência de ficar sozinho é algo que as crianças fazem cada vez mais tarde. Antigamente, em alguns casos, as crianças costumavam ficar sobrecarregadas com a responsabilidade que lhes eram impostas e ocorriam acidentes graves. Mas a aventura da infância também se perde até certo ponto, quando o único espaço para travessuras é entre as quatro paredes de um apartamento.

7 Year Old Boy's Serenity

A educação é sempre um espelho da sociedade. O tom autoritário que caracterizou a maneira como as crianças foram tratadas até a década de 1970 desapareceu em grande parte. Hoje, o emocional das crianças é mais respeitado. Elas recebem motivações mais positivas e têm mais voz. Por outro lado, certas liberdades e habilidades estão sendo perdidas: especialmente nas cidades, as crianças quase nunca brincam fora de casa, não testam seus próprios limites com tanta frequência e fazem poucas tarefas domésticas.

Felizmente, tudo isso está nas mãos dos pais. Eles podem decidir o que acham que é bom e certo. Mas e você? Acha que as coisas costumavam ser melhores na educação ou é bom que ela tenha mudado?

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